estudar fora

Saiba quais testes são necessários para estudar fora do país

Se você tem o plano de estudar fora, sabe bem que existe uma série de preparações que deve fazer até conseguir o tão aguardado sim das universidades.

Uma pequena parte do processo de admissão das universidades de todo o mundo, são os chamados testes de admissão, que podem variar de país para país. 

Nos Estados Unidos, os testes pedidos pelas faculdades são ACT, SAT I e SAT II, que são bem-parecidos com o nosso ENEM. 

Todos que desejam estudar no país precisam fazer uma ou todas essas avaliações. 

Elas são aplicadas normalmente no colegial. Com essas notas as instituições conseguem obter uma avaliação dos candidatos, avaliando o seu nível acadêmico. 

Os testes de admissão são uma pequena parte de todo o processo, que também abrange a análise de formulário, análise de currículo pessoal, histórico escolar entre outros.

Além dos testes de admissão, alunos estrangeiros precisam realizar o teste de proficiência no idioma, TOEFL e o IELTS para o inglês, o DELF para francês, DELE para espanhol e CELI para o italiano. 

O intuito destes testes são para demonstrar que você possui total domínio da língua e que possui fluência  no idioma suficiente para estudar.

Listamos os testes de admissão que as universidades americanas solicitam aos estudantes estrangeiros para que ingressem nas universidades, mas antes disso é preciso avaliar alguns pontos. 

estudar fora

Por que estudar fora?

Essa é uma pergunta que você precisa se fazer não apenas, uma vez mais várias vezes. 

Algumas pessoas dizem que sonham em estudar fora, e acabam se frustrando no meio do caminho, por que não consideraram alguns pontos. 

Como, por exemplo, a distância dos amigos e da família, o choque cultural, e o fato de estar em um lugar novo sem conhecer ninguém no início.

Se você é do tipo de pessoa que não consegue ficar longe das pessoas mais próximas, que não curte novidades, mudanças e ficar com pessoas novas, definitivamente estudar fora não é uma boa opção para você. 

Do contrário, chega mais que essas informações te ajudarão a realizar seu sonho de decolar para fora do Brasil. 

Veja aqui: Bolsas de 30% durante todo o curso no IBMR

SAT 

O Scholastic Aptitude Test, ou como e chamado SAT l, este e o teste de admissão mais comum nos Estados Unidos, este teste e aplicado pela College Boar. 

O objetivo do teste é avaliar o raciocínio critico e habilidade do aluno através de áreas diferentes áreas como: matemática (Math), Linguagem e Interpretação de Texto (Critical Readig) e Escrita (Writing)

Uma característica muito singular da prova é sua rapidez, o tempo estimado é de 25 minutos para escrever uma redação. 

Este tempo exige do candidato muita prática, pois o tempo pode se tornar um inimigo nesta hora.

SAT SUBJECT TEST 

O Scholastic Aptitude Subject Test, é muito diferente do SAT “convencional”, pois o objetivo deste teste e avaliar o seu conhecimento sobre áreas bem específicas. Esse exame possui uma duração de prova maior de 1 hora. 

Os exames SAT II são complementares ao SAT I, estes exames te ajudam a mostrar para as faculdades quais disciplinas você domina. 

O SAT I avalia os seus conhecimentos gerais, quanto o SAT II você pode fazer em 20 áreas diferentes como, História Geral, História Americana, Literatura, Matemática, Biologia, Espanhol, Química Francês, entre outras disciplinas.

ACT 

Este teste de admissão é aceito no lugar do SAT na maioria das faculdades americanas. Este exame e aplicado pelo ACT Inc para todos que querem estudar fora.

O exame possui as seguintes disciplinas. Matemática, Inglês, Interpretação de texto e Raciocínio Cientifico (Science Reasoning), existe também uma seção optativa, dissertativa, onde os candidatos redigem um essay

Para este exame os candidatos possuem um tempo mínimo de 2 horas e 45 minutos.

estudar fora

Fique Ligado! 

Uma dica importe é que o peso que estes exames têm no processo seletivo, varia de faculdade para faculdade, algumas somente pedirão o SAT I e o SAT II, outras somente o ACT ou o SAT I e outras às vezes nem pedem exame algum. 

Exemplo da California Institute Of Technology (Caltech), considerada uma das melhores faculdades do mundo, pelo Times Higher Education (THE) – pede aos candidatos o SAT I ou ACT, com o SAT II de Matemática 2 e mais da área de ciência. 

Já a Universidade do Oregon, não pede o SAT  para os alunos estrangeiros. 

Essa diferenciação nos mostra que é extremamente importante fazer uma pesquisa detalhada sobre as faculdades que deseja ingressar, procure o máximo de informação possível. 

Isso te ajudará a conseguir alcançar os resultados desejados. 

Com essas informações, pesquise bem como funciona as admissões em todas as faculdades que você deseja se candidatar, e se prepare com bastante antecedência para o que elas irão lhe pedir.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais, e fique ligado em nosso blog, logo voltaremos com novidades. 

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *